sábado, 12 de fevereiro de 2011

ANTÓNIO LOBO ANTUNES


ANTÓNIO LOBO ANTUNES HOMENAGEADO EM FRANÇA


António Lobo Antunes nasceu em Lisboa, em 1942. Participou da guerra colonial, em Angola (de 1971 a 1973), experiência que marca a sua actividade literária. Em 2007 foi distinguido com o Prémio Camões, o mais importante prémio literário de língua portuguesa. Em 2008 foram-lhe atribuídas, pelo Ministério da Cultura francês, as insígnias de Comendador da Ordem das Artes e das Letras francesas.


Agora, apesar de bastante divulgado na imprensa, nunca é demais referir a homenagem que os franceses vão fazer a este grande escritor português, começando hoje a primeira de 50 noites dedicadas a ALA, no teatro MC93, em Paris. A prestigiada instituição vai dedicar os próximos seis meses à obra do autor, com teatro, noites de leitura, instalações, concertos e performances.


O primeiro espectáculo intitulado Etat civil, com encenação de Georges Lavaudant, baseia-se numa série de conversas entre Lobo Antunes e Maria Luisa Blanco do jornal espanhol El pais, editadas em 2002. Obras do escritor como Tratado das paixões da alma, Exortação aos crocodilos, O esplendor de Portugal e Auto dos danados serão também levadas aos palcos. "É a maior homenagem de sempre feita na França a um escritor português vivo", declarou a editora francesa de António Lobo Antunes, Dominique Bourgois. Lobo Antunes tem 24 das suas 29 obras publicadas na França. A 26 de Janeiro será editada a tradução de O meu nome é Legião, livro lançado em Portugal em 2007.

jbritosousa@sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário